Projetos

PROJETOS EM EXECUÇÃO:

Em Atualização!

1. SALA DO EDUCADOR
2. JORNAL
3. DANÇA
4. ESCOLA EM AÇÃO: "VIVA BAIRRO"

 

Projeto Contra a Evasão Escolar


        O projeto Escola, Comunidade e Desenvolvimento Humano: superando a evasão escola, conhecido como “Projeto de Evasão”, vem sido aplicado na escola desde 2009, com o apoio do Instituto Unibanco e Secretaria de Estado de Educação. Conta neste ano de 2010 com 10 (dez) alunos monitores que auxiliam os alunos com dificuldades de aprendizagem e acompanham os alunos faltosos, para assim evitar que abandonem a escola. No ano de 2009 e até junho de 2010, o projeto foi coordenado pela professora Kátia Brandão, que deixou o projeto para poder acompanhar seu cônjuge, por motivos de transferência de trabalho. E a partir do mês de julho, a professora Valdirene Payão assumiu a função . O desenvolvimento desse projeto tem influenciado positivamente nos índices de evasão da escola. Os alunos monitores relatam que se sentem felizes e motivados para exercer a monitoria, pois é um trabalho de aprendizagem e recompensa. Vejamos alguns depoimentos:


       “A relação entre monitor e monitorado se explica em amizade, nós tentamos criar um vínculo de amizade pelo fato desses alunos se sentirem mais abertos para adquirir conhecimento, a aprendizagem só acontece através desse vínculo”. (Tatiane Gomes Lourenço)

      “É gratificante saber que posso estar fazendo a diferença na escola, mostrando o valor que os estudos têm na nossa vida hoje em dia. Tentamos combater a evasão com uma relação de amizade e respeito com os demais alunos”. ( Letícia Zavalski)

      “A satisfação de um monitor é ver o progresso de sua escola, e o bem estar de todos”. (Bruno Felipe Camera)

     “Com a monitoria, descobrimos que temos importância e que nossas potencialidades são valorizadas e necessárias. É ai que nasce o verdadeiro aluno quando se demonstra claramente que ele é uma parte essencial na comunidade escola”. (Eduardo Feron Santos Azevedo)

     É preciso lembrar que as monitorias acontecem nas dependências da Escola, quase sempre se aproveitando o espaço disponível no horário do contraturno das aulas.