A Escola

ATENÇÃO: Página em atualização! 
Caracterização Geral 

Estrutura

Projeto Político Pedagógico
 
Equipe Gestora


Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar

Grêmio Estudantil

Endereço

Contato





  
A Escola Estadual Dom Bosco foi fundada em 1983. Localizada no Médio Norte do Estado de Mato Grosso, Município de Lucas do Rio Verde, distante 350 km da capital Cuiabá.
          Nos três turnos de funcionamento, atende en torno de 1750 alunos, sendo 10 turmas do Ensino Fundamental, (ciclos de formação Humana segunda e terceira fases), 37 turmas de Ensino Médio Regular e 11 turmas do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, (Técnico em Informática e Administração).
          A equipe gestora é composta pela diretora, 04 coordenadores e uma secretária. Conta ainda com 78 professores e 42 funcionários.
          Em 2004, a escola mudou de endereço, inaugurando um novo prédio, com modernas instalações, sendo 24 salas, incluso laboratório de ciências, laboratório de Informática, biblioteca, sala de apoio pedagógico, sala de recursos, 7 salas administrativa pedagógicas, 02 quadras de tênis no sibrom quadra de areia, quadra poliesportiva, piscina semi olímpica, vestiários, cozinha e refeitório. Possui um amplo pátio gramado, jardinagem, arborização, fruticultura e horta escolar.


PALAVRA DA DIRETORA

ESCOLA DOM BOSCO

EDUCAÇÃO COM QUALIDADE SOCIAL

A Escola Dom Bosco vem cumprindo sua função garantindo o direito a educação com qualidade social. A reflexão coletiva no intuito de dinamizar o currículo, possibilitou articular a gestão pedagógica, financeira e de pessoas ao Projeto Político Pedagógico, somada a ampliação do tempo dos alunos em sala de aula, contribuíram decisivamente para a melhoria dos índices de qualidade observados na avaliação do IDEB e Enem, superiores as médias do Município, Estado e Pais

A gestão da escola focalizou as ações na aprendizagem dos alunos, na organização de um ambiente educativo, no desenvolvimento profissional dos professores e finalmente nas parcerias com a comunidade escolar e sociedade. Medidas administrativas e pedagógicas foram implementadas no intuito de diminuir a evasão, a repetência e o baixo IDEB. No Ensino Fundamental, foi implantado o Ciclo de Formação Humana para que o tempo do aluno aprender fosse respeitado. Implantou-se a avaliação semestral, com definição de critérios, para diversificar a metodologia e o processo avaliativo, ampliando o tempo para aluno e professor aprofundar os conhecimentos, desenvolver as habilidades e competências, melhorando a aprendizagem. No ensino noturno organizou-se o tempo escolar através do ensino semi-modular, para um controle maior da freqüência dos alunos e professores, diversificação da metodologia, melhor aproveitamento dos conteúdos e melhoria na aprendizagem. Implantou-se também, o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional, com os cursos técnicos em Administração e Informática. O tempo do aluno na escola foi ampliado, através da implantação de uma nova matriz curricular com mil horas, ou seja 25 horas semanais.

O currículo foi dinamizado com o desenvolvimento dos seguintes projetos educacionais: Recreio Cultural com educação ambiental – Projeto de Comunicação Social – Rádio Interativa Dom Bosco; Jornal Informativo Dom Bosco; Semana de Línguas; Festival de Música; Projetos de iniciação científica; implantação de clubes de interesse: Clube de Ciências; Xadrez, Dança, Teatro, Leitura, Redação e produção textual, entre outros; Oficinas Pedagógicas; Galeria de Arte– Produção de livros de poesia; Produção de Produtos de Higiene e Limpeza; Cultura Indígena e Afro; História e Geografia do Mato Grosso; Ética e Cidadania; Horta Escolar; Jardinagem; Cuidados com o Patrimônio; Protagonismo Juvenil; Escola, Comunidade e Desenvolvimento Humano; Escola e Comunidade Interação sócio cultural; Escola Comunidade: integrando na diversidade cultural, Escola, Comunidade: superando a evasão escolar; Projeto de Monitoria; Projetos esportivos (natação, hidroginástica, tênis de quadra, treinamentos esportivos), Projetos Ambientais Comunitários; Inclusão digital para pais e professores; alfabetização solidária para comunidade; Aluno Integrado; Sala do Educador; Feciart; Projetos Solidários, :entre outros. Essas ações tiveram um reflexo positivo na aprendizagem dos alunos.

A Constituição Federal prevê “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Também estabelece como princípios, que o direito a educação deve ter a “garantia de padrão de qualidade”.

É na unidade escolar, mais especificamente nas salas de aula, que o direito a educação com qualidade social é exercido, ou negado. O desafio da gestão escolar é efetivar esse direito, quando as instancias superiores falham na execução das políticas públicas que deveriam garanti-lo. A Escola Dom Bosco, exerce sua autonomia, faz semestralmente sua auto avaliação, através do fortalecimento do processo de gestão democrática, com a atuação de vários colegiados que auxiliam a gestão, busca garantir aos alunos a garantia do preceito constitucional. “educação com qualidade social”